O que é Dança-Teatro?

  • on 15/12/2009
  • O conceito de dança-teatro surgiu na Alemanha, no Folkwang Tanz-Studio, criado por Kurt Joos no final da década de 20 e ganhou notoriedade a partir da década de 70,  tendo na figura da coreógrafa alemã  Pina Baush seu principal expoente. 
    A expressão dança-teatro (tradução da expressão alemã "Tanztheather") era usada por Rudolf Von Laban para descrever uma arte independente das outras; com coreografias que incorporavam movimentos do cotidiano e movimentos abstratos em uma forma narrativa.  É  uma dança com "efeito de teatro”. 
    Na dança-teatro os dançarinos representam um personagem. Pina Baush, em seus trabalhos, promovia um entrelaçamento entre dança e palavras. Os corpos ganhavam consciêcia de si próprios e expressividade através de repetições de gestos, palavras e experiências; estando sempre em constante transformação. O corpo ajuda a contar uma história, mas ele próprio possui a sua história; que também pode ser percebida nas apresentações. Ele é um uma visão particularizada de uma vivência.
    O teatro tem a sua essência na linguagem verbal. A dança tem sua essência no corpo humano. Ele é o seu principal instrumento de expressão. A dança-teatro unifica esses dois elementos. O corpo é texto dos dançarinos-atores. 
    Ao longo da história, inúmeras são as sociedades que de forma ritualística agregaram danças e narrativas em “eventos” importantes para as suas comunidades. Ritos de passagens de condições sociais e ritos religiosos são os expoentes máximos dessa união. O teatro e a dança estão intimamente ligados nesses rituais onde cidadãos contam as histórias (míticas ou reais)  de seus povos; e dança-teatro resgata um pouco desse caráter. 
    O pilar fundamental da dança-teatro é unir a dança e o teatro pelo seu ponto mais conflitante para daí surja um espetáculo. 





    Share |

    22 Recados:

    Djan Krystlonc disse...

    Bem vindo Jonas! Agora podemos continuar nossa caminhada com a certeza de que por ar, terra ou mar nada nos deterá.

    Louise Romano disse...
    Este comentário foi removido pelo autor.
    Louise Romano disse...

    Andarilho, a sugestao de postagem é sua? pq se for fico mto contente pq é o q faço na Cia d q faço parte!Será q por um acaso tem alguem se preparando? E Pina Bausch infelizmente veio a falecer esse ano :(! Laban é o cara! E apenas uma correção não é dançarinos-atores mas sim atores bailarinos! bjos!

    Jonas Mourilhe disse...

    Pra mim é um orgulho poder fazer parte desse time! Só para esclarecer: O termo dançarinos-atores também está correto, sendo utilizado em bibliografia específica sobre o tema. Além do termo "dançarinos-atores" pode-se encontrar também a expressão "dançatores"; mas sempre ressaltando que o artista em questão tem a dança como principal eixo de sua formação. O termo atores bailarinos é empregado quando tratamos de artistas cuja formação profissional se deu no âmbito do teatro.

    Arouca disse...

    Para mim, é um orgulho ter você no nosso time.
    Excelente post.

    Yasmin Elica disse...

    Por favor quem é o autor do texto?

    Jonas Mourilhe disse...

    Olá Yasmin. O Texto é de minha autoria. Estamos sempre abertos à opiniões.

    Abraços.

    Anônimo disse...

    Não me sinto confortável lendo a experessão 'o teatro tem em sua essência a linguagem verbal', pois esta afirmação seria para o teatro ocidental apenas... Trabalhamos incansavelmente por uma ação que surge antes da palavra, pois o corpo é vivo e responde antes de falar... Esta frase está ligada ao teatro da antiguidade com textos enormes e outros que vieram e tem até hoje,mais afirmar que a palavra é "essência do teatro", dá margem para um pensamento único, equivocado e leviano sobre o Teatro.

    PRISCILA DE FÁTIMA JERONIMO disse...

    OLÁ.

    Estou começando a conhecer o teatro/dança e posso compartilhar citando a fonte esse texto ?

    Grata


    Priscila Jerônimo

    Jonas Mourilhe disse...

    Oi, Priscila. Pode sim.

    Bjs

    Anônimo disse...

    muito bom viu

    Anônimo disse...

    e uma bosta essa porra kkkk rsrs ksksnada ve seu chera pinto de gente morta seu comedor de rola do pai do patrick

    Anônimo disse...

    EU ACHEI BEM INTERESSANTE,MAS ALGUMAS COISAS QUE VC ESCREVEU TA UMA BOSTA NE CARA

    Anônimo disse...

    AINDA EXISTE ISSO?

    Unknown disse...

    Olá, eu gostaria de agradecer ao autor desse artigo, foi de suma importância para o auxilio de um trabalho. Gostei do que li, continuem assim. Obrigada!

    kaike disse...

    Muito obrigada pela ajuda

    Anônimo disse...

    Q gay

    Anônimo disse...

    Muito obrigada, foi uma sorte ter encontrado esse texto! Valeu mesmo!

    Unknown disse...

    Muito obrigada,foi de grande ajuda!Gratidão <3

    Unknown disse...

    Oi alguem joga free fire

    Unknown disse...

    Oi alguem joga free fire

    A disse...

    Desnecessário