A Nova Religião

  • on 23/09/2007
  •  Ceticismo Congelante

    Sou cético, ser cético é muito aborrecido, não o faço por opção, se opção tivesse seria um crédulo, ser crédulo é infinitamente mais divertido.



    Não acredito que vou ganhar no Megasena, ou que meu time apesar de todas as dificuldades ainda vencerá o São Paulo no campeonato nacional, não acredito no futuro do país e nem que amanhã o mundo vá acabar.

    Um cético não é otimista, um cético não é pessimista, um cético é um cético.

    A única coisa que um cético se permite acreditar é na infindável tolice alheia, todo cético sabe que no fim apostar na crendice do outro sempre é o melhor a se fazer, e então, em total agonia, muitos céticos se tornam cínicos, aproveitadores e mentirosos compulsivos.



    Felizmente, pelo menos por enquanto, não me tornei um cínico ou trapaceiro, ainda me aborreço incrivelmente com a credulidade alheia, me parece tão absurdo viver num mundo de crédulo que por vezes duvido na minha própria sanidade.

    A razão do meu atual aborrecimento é a mais nova seita que se propaga pelo mundo, e como tudo que é bisonho, se espalha com uma rapidez desesperadora no Brasil.

    A Sacro Santa Igreja do Aquecimento Global (SS para os íntimos). A quantidade de absurdos escritos em jornais, passados em programas de televisão e ditos em entrevistas é chocante!

    Como todas as religiões apocalípticas o mundo está prestes a ser destruído por causa do pecado do homem, nessa pitoresca religião o pecado é o desenvolvimento, o conforto o capitalismo. E a única salvação é primeiro a fé em sua doutrina e depois o abandono dos velhos hábitos pecaminosos.

    Seus dogmas são variados:

    1. “O Mundo nunca foi tão quente” - mentira;
    2. “O Aquecimento é culpa da ação (pecado) do homem” - não há provas;
    3. “ As calotas polares estão derretendo” – A Antártica está crescendo em volume de gelo armazenado;
    4. “O Aquecimento prejudicará os mais pobres” – Por quê?

    Entre outras sandices.

    Viver em uma terra esquecida pela lógica e abandonada pela razão sempre me foi complicado, mas tem sido cada vez mais irritante.

    O que fazer? Desistir? Ou se tornar um cínico?

    Dias difíceis.

    Algumas questões CHAVES nunca foram respondidas e sem elas não há como saber o que de fato acontecerá SE ocorrer um aquecimento global. Entre elas estão:


    1 - O conceito de temperatura global é interessante, mas não é tão relevante quanto os climas locais, que de fato influem na vida das pessoas.

    2 - Não sabemos a dinâmica de formação das nuvens altas e baixas se a temperatura, a pressão e umidade se alterarem. Isso é determinante para entendermos o quanto a Terra pode se auto-regular, sem essa informação TODA simulação é apenas chute.

    3 - Não sabemos como, ou se, a biomassa absorveria o gás carbônico adicionado à atmosfera pelos combustíveis fósseis. E nem qual será a balanço de carbono produzido efetivamente pelos combustíveis fosseis nos próximos 30 anos.


    Poderia citar dezenas de questões falsas ou que são manipuladas em relação ao tal aquecimento global, mas vou ficar em apenas um o suposto derretimento dos pólos:

    O Ártico e a Groelândia estão derretendo

    A cobertura de gelo da região no verão diminuiu ao ritmo constante de 8% ao ano há três décadas. No entanto, a temperatura na região era superior à atual nas décadas de 1930 e 1940, sendo os glaciares mais pequenos do que hoje. Em 2005, a camada de gelo foi 20% menor em relação à de 1979, uma redução de 1,3 milhão de quilômetros quadrados, o equivalente à soma dos territórios da França, da Alemanha e do Reino Unido. No entanto, no Hemisfério Sul, durante os últimos 35 anos, o derretimento apenas aconteceu em cerca de 2% da Antártida, onde 90% do gelo do planeta está acumulado; nos restantes 98%, houve um esfriamento e a IPPC estima que a massa da neve deverá aumentar durante este século. Mesmo um aquecimento de 3 a 6 graus tem um efeito relativamente insignificante já que a temperatura média da Antártida é de 40 graus negativos. É de notar igualmente que no período quente da Idade Média havia fazendas dos Viking na Groenlândia e também não havia gelo no Ártico. E, mesmo que derretesse todo o gelo do Ártico, isso não afetaria o nível da água nos oceanos porque se trata de gelo flutuante: o volume de água criado seria igual ao volume de água deslocado pelo gelo quando flutua.


    Resumindo as questões são:

    1 - Ninguém sabe ao certo aonde vai parar esse aquecimento.
    2 - Qual a REAL influência humana nisso.
    3 - Quais são os Feedbacks naturais, se positivos ou negativos.
    4 - Qual será o resultado nos climas locais.

    Sem responder a isso todo o resto é balela.

    Para ver todos os vídeos:

    1 - http://www.youtube.com/watch?v=1JCVjg7H94s
    2 - http://www.youtube.com/watch?v=L18k0Y5MMok
    3 - http://www.youtube.com/watch?v=r68nSt2fMPY
    4 - http://www.youtube.com/watch?v=KNtvuA-D_O8
    5 - http://www.youtube.com/watch?v=7QojxAG_rd8
    6 - http://www.youtube.com/watch?v=0mZSKRDDBFE
    7 - http://www.youtube.com/watch?v=atYTQ3soxZo
    8 - http://www.youtube.com/watch?v=KI6_1ndsTFg
    9 - http://www.youtube.com/watch?v=OBd8_cgLYek
    Share |