A Banalidade do mal

  • on 17/06/2009
  • Adolf Eichmann (1906-1962) chegou a ser o homem mais procurado do mundo. Um dos principais responsáveis pela logística do programa de extermínio de milhões de judeus durante o Holocausto, a chamada “solução final”, Eichmann foi capturado por tropas americanas no fim da Segunda Guerra. Em 1946, porém, conseguiu fugir e, com um passaporte concedido pelo Vaticano, se instalou na Argentina.

    Quinze anos depois, foi localizado por uma equipe de agentes secretos israelenses. Seqüestrado e levado para Jerusalém, em 1960 foi interrogado por um policial, Avner Less. Esse interrogatório é o foco do filme Eichmann, de Robert Young. Less, judeu de origem alemã que perdera o pai e vários familiares em campos de concentração nazistas, passou 275 horas tentando arrancar a confissão de Eichmann.

    Um ano depois desse interrogatório, seu julgamento inspiraria Hannah Arendt a escrever o livro Eichmann em Jerusalém e criar o conceito de “banalidade do mal”.

    A SOLUÇÃO FINAL (Eichmann, Hungria, Reino Unido, 2007, 100 min). Direção: Robert Young. Distribuição: Imagem Filmes. Disponível nas lojas a partir de 17 de junho de 2009

    Share |