O Universo numa Casca de Noz de Stephen Hawking

  • on 02/05/2010
  • Stephen Williams Hawking(1942-) é um físico teórico, professor e escritor inglês. Sua área de especialidade é a astrofísica, em especial o estudo do surgimento e estrutura do universo(cosmologia). Um dos cientistas mais célebres da atualidade, já apareceu nos lugares mais improváveis como nos desenhos Simpsons, O Laboratório de Dexter e Os Padrinhos Mágicos, além de séries como Jornada nas Estrelas, onde aparece jogando baralho com Einstein e Newton. Apresenta um bom número de trabalhos de divulgação científica, sendo Uma Breve História do Tempo o mais conhecido deles, tendo ficado na lista dos mais vendidos do London Sunday Times por mais de quatro anos. Também é muito conhecido pela sua doença degenerativa e por uma consequente traqueostomia fazendo com que além de locomover, tenha de falar por aparelhos(o que lhe rendeu uma participação na música Keep Talking do Pink Floyd).
    13 anos depois de Uma Breve História do Tempo somos brindados com essa essa excelente obra. Partindo das definições e questionamentos atuais sobre a estrutura do espaço-tempo, ele vai se embrenhando por assuntos normalmente tortuosos da física quântica, como a Teoria de Tudo(unificação das quatro forças fundamentais da natureza, a saber: elétrica, nuclear forte, fraca e gravitacional), o Princípio da Incerteza e o Efeito Doppler, abalando a nossa experiência cotidiana sobre a natureza e o tempo.
    Todos os livros do Stephen Hawking(não sei quanto a George e O Segredo do Universo, voltado pro público infantil) são sobre assuntos complexos e são mais voltados para quem já tem um conhecimento sobre física quântica ou, no mínimo, está estudando física clássica. Porém, o grande número de ilustrações e ilustrações eficazes facilita muito a apreensão do tema e a grande presença de piadas e comentários virtuosos dão uma descontraída no clima pesado do livro. Recomendado para quem, parafraseando o autor, quer entender a casca de noz onde vivemos.
    Trecho do livro:
    "Neste capítulo mostraremos como o comportamento do vasto universo pode ser compreendido em termos da sua história em tempo imaginário, que é uma minúscula esfera ligeiramente achatada. É como a casca de noz de Hamlet, mas essa noz encera tudo o que ocorre no tempo real. Poderíamos viver encerrados em uma casca de noz, e ainda assim nos julgarmos reis do espaço infinito."
    Share |