Odeio formaturas

  • on 12/08/2007


  • Neste planeta estranho e hostil, assim como em muitos outros, certas datas, eventos ou atos são comemorados com uma cerimônia ritualista característica.

    Aniversários com festas, mortes com missa, e conclusão de cursos com FORMATURAS.

    Ontem tive o discutível privilégio de ir a uma delas, uma formatura de uma querida amiga, que terminou o curso de direito.

    Mas indo direto ao ponto, eu odeio esse tipo de cerimônia, veja, detesto a parte ritualística desprovida de significados, ao meu ver, um ritual deve ser carregado de simbologias e referências, de modo a ligar aqueles que ali estão a um passado que os precede, mas infelizmente todo o ritual das formaturas terrestres são sem símbolos ou significados, são meras formalidades e conveniências vazias de conteúdo e de forma.

    Mas a parte que eu realmente odeio é a parte informal!!!!

    Por definição um ritual de passagem, e é isso que eles são. Devem ser formais cheios de regras, normais e condutas, mas neste pedaço de planeta desprovido de lógica e abandonado pela razão, essas cerimônias são "engraçadinhas", com musiquetas "divertidas", oradores "piadistas", patronos que "improvisam" discursos...

    Isso sem falar nos fotógrafos, filmadores e etc.

    Todos preocupados em deixar para a posteridade uma perfeição que eles se incubem de destruir na realidade com suas cameras, luzes e cabos passando de um lado para o outro sem o menor respeito para com aqueles que estão assistindo a cerimônia.

    Em resumo vergonhoso, humilhante, degradante! E olha que essa em questão não foi das piores.

    Parece que por essas terras "ser chato" é o maior dos crimes, e se faz de tudo para evitá-lo, inclusive transformar um rito de passagem em uma comédia ridícula.

    Lamentável.


    Share |

    1 Recados:

    Anônimo disse...

    somos dois. Beijos.