O futuro nasceu hoje

  • on 20/02/2009

  • Hoje eu vi o futuro, não foi uma visão em sonho, nem em uma tigela de água ou tão pouco foi me dada por um anjo. A minha revelação se deu por volta das 10h da manhã no meio da aula de informática para a turmas de crianças de 9 - 10 anos.

    Como faço quase todos os dias, estava usando recursos do Google como exemplo ou ferramenta de trabalho,  estávamos explorando o Google Earth, em aulas anteriores já tínhamos ido à Paris, à Constelação de Touro e vimos  Marte através de fotos em 360º, tiradas pelas sondas marcianas como a Opportunity.

    Naquela altura da aula, em plena Sexta-Feira pré-carnavalesca, já havíamos ido à Roma do século II, quando resolvi explorar os oceanos procurando naufrágios, mostrei como se fazia e deixei que eles mesmo fizessem suas incursões submarinas, fui a outra sala, bebi uma água e quando volto vejo uma turba em volta de um dos grupos, estes tinham descoberto como ver vídeos de mergulhos.

    Funciona mais ou menos assim, um cara (em geral uma expedição científica) faz uma vídeo de um mergulho em determinadas coordenadas marítimas, publica este vídeo no Youtube e depois linka no Google Earth! Pronto estudantes de todo mundo podem ver como estão os cardumes de peixe a noroeste das Ilhas Salomão.



    A imagem das crianças hipnotizadas pelo vídeo de animais marinhos foi como uma maçã caindo sobre minha cabeça, foi minha eureca, eu ali percebi que o futuro chegou, toda evolução tecnológica dos últimos 30 anos teve um único objetivo, e aquilo que eu estava vendo, era este objetivo.

    "Da Roma dos Césares, as profundezas dos oceanos, de uma rua no subúrbio de Austin no Texas até as crateras marcianas, está tudo a distância de alguns cliques!"

    Frases como esta acima já foi um chavão de um futuro inalcançável, hoje é a mais pura e simples realidade.

    Share |