O Conde de Monte Cristo de Alexandre Dumas

  • on 30/05/2009
  • Grande escritor do século XIX, Alexandre Dumas definiu um renascimento no romance de capa e espada na Idade Moderna e foi autor de clássicos, como Os Três Mosqueteiros, O Homem da Máscara de Ferro e O Conde de Monte Cristo.

    Alexandre Dumas

     

    Esse último, verdadeiro clássico  da literatura ocidental, narra a saga de Edmond Dantès, jovem navegador que, sendo vítima de pessoas que o invejavam ou tinham interesse em seu silêncio, foi acusado falsamente de participar de uma conspiração bonapartista, sendo então encarcerrado na Fortelza de If, grande prisão na costa de Marselha.

    Lá, apos passar por momentos de desespero e de tentar se suicidar sucessivas vezes, encontra o Abade Faria, outro presidiário ao qual era atribuido a loucura por se dizer dono de uma grande fortuna, que o dota de grande conhecimento das ciências naturais e humanas e o ajuda a entender a armação a qual foi submetido. Passados vários anos, o agonizante abade revela a Edmont o local onde repousa sua vasta fortuna.

    O rapaz, de posse de fortunas colossais e após passar um grande período percorrendo o mundo e moldando sua alma em aço frio e impenetrável, se converte em anjo da justiça divina, conhecido como Conde de Monte Cristo, punindo aos pecadores e compensando os benevolentes, arquiteta os planos de vingança aos que arruinaram sua vida ao lado de Mercédès, sua noiva na juventude e desvataram a compaixão do seu coração.

    Uma epopéia imperdível com grande embasamento histórico e que conta vários costumes da época, além de fazer uma viagem muito interessante a cultura oriental.

     

    Livro, em edição atual

    Share |