Pular para o conteúdo principal

As Aventuras de Tom Bombadil de Tolkien

J. R. R. Tolkien foi escritor, professor de inglês e filólogo britânico do século XX. Sua obra mais famosa, O Senhor dos Anéis, tem repercussão mundial, sejam os livros ou suas adaptações para o cinema. O grande legado de Tolkien é a criatividade. Criou a Terra Média, com suas lendas, reinos, raças e, talvez o menos conhecido e mais impressionante, boa quantidade de línguas para seus personagens, se inspirando nas raízes da língua inglesa.

A primeira vista, seus livros parecem infantis e simples. As Aventuras de Tom Bombadil não escapa dessa impressão. Porém, a medida que encaramos a obra dele como um todo, vemos os fios habilmente traçados que sustentam todo seu universo fantástico e nos convidam a um mergulho em sua imaginação. Tom Bombadil é um dos personagens mais intrigantes de Tolkien. Ninguém sabe muito bem o que ele, aparecendo como uma entidade poderosa, mas ao mesmo tempo indiferente da floresta. Apesar do título, ele não é o protagonista deste livro. Na verdade, esse trata de uma compilação de vários poemas do escritor, reunidos numa edição bilíngue com duas traduções diferentes. O que é algo magnifico, pois ao lermos a edição original, ficamos frente a frente ao colosso linguístico que era Tolkien e sua desenvoltura com as palavras, manejando com destra habilidade.

                                                        

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                        Edição Bilingue atual

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avante Vingadores!

  Estreou no dia 27 de Abril, um dos filmes mais esperados desde 2005: “Os Vingadores” , o filme de heróis em crossover que está sendo elogiados por dezenas de fãs e críticos de cinema. Fui na primeira sessão da estreia: de quinta pra sexta à meia noite. A sessão dos fãs! Fui empolgado, estava há mais de três semanas com o ingresso comprado e não parava de falar no filme. É inegável que está excelente , mas para dar minha opinião irei enumerar os medos que tinha antes de vê-lo.