Mundos Invisíveis de Marcelo Gleiser

  • on 11/07/2009
  • Marcelo Gleiser é físico, astrônomo, professor e escritor, escrevendo vários livros de divulgação científica e trabalhando como colunista da revista Galileu e da Folha de São Paulo.



    “Da Alquimia a Física de Partículas”, o subtítulo ilustra bem o teor do livro. Mundos Invisíveis, exibido na forma de série no Fantástico, trata justamente da evolução do conceito de partículas elementares, ou seja, elementos básicos constituintes da matéria. Mostra desde as teorias gregas como o átomo indivisível de Demócrito e Leucipo e dos 4 elementos(água, fogo, terra e ar) a física de partículas(quarks, leptões, fótons, etc.) e tecnologias relacionadas a elas, como aceleradores de partículas(não podendo de deixar de citar o controverso LHC), passando pelas teorias de Rutherford, Bohr, Einstein, Mendeleev, Bacon e outras luminosas genialidades do atomismo.



    Muito interessante para quem se interessa por física quântica, química ou mesmo para quem tem fome de cultura geral, esse livro é, simultaneamente, informativo e delicioso, pela sua linguagem fácil. Além de representar um primeiro passo a quem, assim como eu, deseja se aprofundar no assunto.



    Ps: peço desculpas pela falta de imagem dessa vez, mas meu computador está sem internet, então tive de improvisar...

    Share |