O termo "performance" é um conceito utilizado no universo artístico para nomear apresentações em que o “executor” expresse com total liberdade sua visão de mundo.
A performance é uma apresentação de caráter altamente subjetivo onde o momento e a forma como a obra de arte está sendo criada são mais importantes do que o produto resultante final. Alcançar, executar, cumprir, dar forma, criar, realizar uma função, desempenhar... Uma forma de expressão artística impactante. A performance é o momento em que a plateia perde o status de simples apreciador passivo e passa a ser testemunha daquele acontecimento efêmero, que jamais poderá ser reproduzido sob as mesmas condições.
Nascida nos anos sessenta, a performance foi influenciada pelas obras do compositor John Cage, do coreógrafo Merce Cunninghan, do "vídeomaker" Name June Park e do escultor Allan Kaprow. Na década de oitenta a performance consegue se consolidar como forma de expressão artística, ganhando ampla projeção.
As performances estão intimamente ligadas com o universo das artes visuais. Em suas realizações há uma mistura de teatro, dança, música, vídeo, cinema, poesia, pintura... É um acontecimento onde várias artes são executadas simultâneamente para que público possa "visualizar" a ideia do artista. É uma comunicação direta entre "performer" e plateia. O performer é no fundo um ator - que ao invés de interpretar um personagem, expõe todos seus atributos artísticos num determinado local que não necessariamente tenha que ser o palco de um teatro - representando a si próprio, suas ideias e sua forma de (tentar) compreender o mundo.
0 Recados:
Postar um comentário