Pular para o conteúdo principal

Hamlet e a importância do teatro

Vinganças, frustrações, medos, romances, loucura, fingimento, poder e corrupção. Essas não são palavras suficientes para definir Hamlet.

A trágica história do príncipe da Dinamarca foi escrita na chamada “fase sombria” de Shakespeare. Essa fase teve seu início em 1601, quando o conde de Essex – seu amigo e protetor – foi executado por haver conspirado contra a rainha. Com isso, o escritor mergulhou numa angústia profunda. Primeira das quatro tragédias de Shakespearianas- e um dos marcos da dramaturgia mundial - Hamlet é uma peça complexa que aborda vários temas. Talvez um olhar mais desatento não seja capaz de perceber que a fascinante história é um gancho para um infindável debate: A importância do teatro.

Existe em Hamlet uma peça dentro da peça. A encenação apresentada na fábula é de suma importância, uma vez que sua função é de alterar os rumos da trama. A “peça dentro da peça” é o ponto de virada crucial no enredo da tragédia do príncipe dinamarquês. A representação feita nos salões do palácio acaba desestabilizando o governante em frente à sua mulher e aos seus súditos. É a peça de teatro que coloca as verdades diante do público. O teatro - em Hamlet - é capaz de sobrepor seu poder ao poder soberano de um rei. É a peça que desmascara a mentira, revelando todas as verdades.

Hamlet não é apenas uma peça de teatro. Hamlet é a própria encarnação do teatro! Tal como o rei falecido faz nas aparições ao seu filho, Shakespeare coloca seu espírito no texto para nos fazer um alerta: O teatro é uma arte poderosa!
Estaria o autor tentando abrir nossos olhos para a importância das artes cênicas com essa obra? Seria o teatro capaz de desmascarar toda a humanidade? Eis a questão!

Comentários

Arouca disse…
Interessante que quando eu foi fazer Sonho de uma Noite de Verão também tinha essa idéia da peça dentro da peça. O Shakespeare usava muito esse recurso?
Jonas Mourilhe disse…
O recurso de "metalinguagem" ou "metateatro" foi utilizado por Shakespeare em outras obras também, podendo ser considerado como uma das características de sua escrita.

Postagens mais visitadas deste blog

Avante Vingadores!

  Estreou no dia 27 de Abril, um dos filmes mais esperados desde 2005: “Os Vingadores” , o filme de heróis em crossover que está sendo elogiados por dezenas de fãs e críticos de cinema. Fui na primeira sessão da estreia: de quinta pra sexta à meia noite. A sessão dos fãs! Fui empolgado, estava há mais de três semanas com o ingresso comprado e não parava de falar no filme. É inegável que está excelente , mas para dar minha opinião irei enumerar os medos que tinha antes de vê-lo.