o rádio resiste

  • on 16/03/2010

  • Integração e convergência são as palavras de ordem para os meios de comunicação no século XXI; mas nem sempre as invenções mais recentes são as que percebem isso primeiro. O rádio é a prova disso.

    Nascido no século XIX, o sistema de transmissão por ondas eletromagnéticas foi utilizado pela primeira vez pelo físico russo Alexander Stepanovich Popov; que transmitiu, recebeu e decifrou a primeira mensagem telegráfica sem fio. Apesar da realização, credita-se ao italiano Guglielmo Marconi o título de pai da invenção. Enquanto Popov e Marconi transmitiam sinais telegráficos, o padre brasileiro Roberto Landell de Moura foi o primeiro a transmitir sons e a voz humana por este processo.
    Nos anos 30 do século XX, o rádio brasileiro inicia seu apogeu. Firma-se como o grande meio de comunicação das massas até os anos 60, quando a televisão assume tal papel. Apesar de ter perdido sua fase áurea, o veículo não entrou em extinção como muitos pessimistas alarmavam.

    Integração, segmentação convergência... Nesse ponto o rádio parece ter sido o veículo pioneiro a se incorporar à rotina do cidadão moderno e às novas tecnologias. Ao invés de lamentar a perda de seu espaço como principal atração na sala das famílias brasileiras, o rádio conseguiu enxergar e preencher as lacunas deixadas. As emissoras se especializaram e cada uma focou num determinado público alvo. O rádio tornou-se onipresente... embora quase sempre passe despercebido. Sabiamente, foi parar nos automóveis, MP3 players, celulares, sites... e por que não dizer no convencional aparelho de rádio? Quem consegue se imaginar nos dias atuais preso num engarrafamento sem ouvir as notícias do “repórter aéreo” ou a música predileta? E para o jogo de futebol que acontece no horário em que a televisão se recusa a transmitir? Lá está ele, firme e forte! Falta de energia elétrica também não é problema... Nada que umas pilhas, baterias ou até mesmo ou um girar de manivela não resolvam. 

    Toda essa simplicidade e capacidade de adaptação certamente ainda serão capazes de garantir por muitos anos a sua sobrevivência.
    Share |