Pular para o conteúdo principal

África do Sul - Apartheid e dramaturgia

Faltam poucos dias para o início da Copa do Mundo. Em duas semanas todas as atenções do mundo estarão voltadas para a África do Sul.  O país sede da copa vai ter a oportunidade de celebrar um evento que abriga mais do que partidas de futebol: Abriga pessoas e culturas diferentes. Essa será uma oportunidade para um país que tem em sua história a marca da intolerância com as desigualdades; onde o racismo foi institucionalizado e respaldado pela política e pela justiça. Um país que durante anos viveu sob um regime chamado APARTHEID, onde as diferentes etnias  eram separadas de todas as maneiras:  juridicamente, politicamente, socialmente e culturalmente. As leis eram severas e puniam qualquer tipo de “mistura”.

Consciente ou inconscientemente, de alguma forma a arte acaba sendo um reflexo da sociedade, e logicamente  a situação sócio-política do país acabou interferindo na produção dramatúrgica do período.

Um dos maiores expoentes da cena teatral sul africana é o dramaturgo  Athol Fugard.  Nascido em 1932, suas peças são consideradas “a celebração do espírito humano”.  Em suas obras, Fugard  aborda questões sócio-político-culturais de um país submetido a um regime que afetada a todos, mas onde pouquíssimos são os privilegiados.  Apesar disso, suas peças não chegam a ser panfletárias. Os textos de Fugard não permitem apenas uma reflexão sobre os temas abordados; eles também nos brindam com cenários pictóricos e com personagens que  sofrem, sonham, lutam, resistem e acima de tudo: Vivem... independente da condição em que o personagem se encontre.

Por apoiar o movimento antiapartheid, Fugard foi perseguido. Teve que mudar-se da África do Sul e montar suas peças no exterior. Seu passaporte foi cassado por quatro anos.

Além de textos dramatúrgicos, Athol Fugard também escreveu romances e roteiros cinematográficos.  Sua obra “TSOTSI”  ganhou em 2006 o oscar de melhor filme estrangeiro.
Athol Fugard  é o autor de língua inglesa mais montado nos EUA  depois de Shakespeare. 


TSOTSI TRAILER (EM INGLÊS)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avante Vingadores!

  Estreou no dia 27 de Abril, um dos filmes mais esperados desde 2005: “Os Vingadores” , o filme de heróis em crossover que está sendo elogiados por dezenas de fãs e críticos de cinema. Fui na primeira sessão da estreia: de quinta pra sexta à meia noite. A sessão dos fãs! Fui empolgado, estava há mais de três semanas com o ingresso comprado e não parava de falar no filme. É inegável que está excelente , mas para dar minha opinião irei enumerar os medos que tinha antes de vê-lo.