Os Simpsons e a Ciência de Paul Halpern

  • on 08/05/2010
  • Paul Halpern(PhD em física teórica) é professor de física e matemática na Universidade da Filadélfia e escritor de diversos livros de divulgação científica. Ele acompanha uma tendência facilmente observada nas salas de aula de física do mundo inteiro: a utilização de elementos culturais pop, principalmente HQ's americanas de super-heróis ou mangás japoneses. Neste caso, ele usa uma das séries mais duradouras da televisão para explicar física, robótica, vida e universo.



    Por mais que o título pareça insólito, Os Simpsons se destaca, nas próprias palavras do autor, como "um dos poucos programas de televisão sem trilha sonora de risadas e cheio de inteligência. Na falta de uma autoridade lhe dizendo quando rir ou aprender, você é obrigado a vasculhar por entre o cortante sarcasmo, as opiniões conflitantes e, ocasionalmente, as representações enganosas para conhecer a verdade". Por mais que esse sarcasmo e inteligência seja delicioso, ele gera muitas confusões, seja quando a piada é compreendida como no caso do problema com o governo brasileiro quando da ida ao ar de um episódio que a família passeia no Brasil, ou quando a piada não é entendida, boa parte dos exemplos está no livro.
    É esplêndido ver o autor explicar mecânica quântica a partir do episódio onde a família é encolhida e injeta no corpo de Mr. Burns, o chefe de Homer. Ou quando o autor expõe seus argumentos, utilizando as teorias atuais sobre o tecido do espaço-tempo, para não concordar com Homer que o universo é uma rosquinha(acreditem, tem uma teoria científica que diz exatamente isso). Ou quando nos é elucidada a experiência de Lisa como criadora de um mundo em miniatura no seu dente, análoga a de Miller-Urey onde foram criados aminoácidos a partir de condições semelhantes a da atmosfera terrestre primitiva. Por meio deste livro, fica evidente a qualidade dos redatores da série, que conseguem fazer de Os Simpsons uma série cheia de referências as experiências e filmes de ficção científica(evidente no episódio anual de Halloween "A Casa da Árvore dos Horrores") e ainda assim, extremamente divertida.
    Trecho do Livro:
    "Toda vez que a tecnologia avança, os roteiristas de Os Simpsons se esforçam para acompanhar o progresso, criando uma paródia completa. Nesse caso, a paródia que eles criaram-o episódio "Homer³", de "A Casa da Árvore dos Horrores VI", que satirizou Tron, e o episódio "A Menininha Sumiu", de Além da Imaginação- foi absolutamente brilhante. Ao transportar Homer de seu mundo bidimensional, animado de forma tradicional, para o reino tridimensional da computação gráfica, a paródia nos lembrou que nosso próprio mundo pode ter dimensões além de nossa percepção.
    A historiadora da arte, Linda Dalrymple Henderson, descreveu o significado desta transformação:
                     A transformação de Homer de duas para três dimensões, enquanto ele pas-
                    sa para por uma parede, fornece uma dramática demonstração do poder 
                    da perspectiva linear e da representação chiaroscouro com luz e sombra,
                    os dois desenvolvimentos artísticos centrais do Renascimento italiano.
                    Ao mesmo tempo, ela abre a porta para discussões sobre nosso relacio-
                    namento com um espaço superior, de quatro dimensões, tornando cla-
                     ra a liberação do potencial de dimensões aumentadas."
    Share |