Quanto vale uma ação?

  • on 21/06/2010
  • O mundo no binômio 2009-2010 viu uma recuperação relâmpago do que seria a pior crise econômica desde a Grande Depressão, contudo isso ocorreu sem que as correções dos problemas anteriores fossem efetivadas e com o acréscimo de outros novos.
    A crise imobiliária americana de 2008 foi a ponta do iceberg dos problemas estruturas existentes nas grandes economias mundiais, economias ditas como avançadas até então.
    A crescente intervenção governamental na europa do pós-guerra fria, e a não incorporação do déficit externo ao valor cambial do dolar durante duas décadas criaram um ambiente propício para que os ativos financeiros destes países se tornem artificialmente inflados, e não há nada que se possa sustentar eternamente sem bases sólidas.
    As medidas tomadas até agora pelos países só aumentam a pressão sobre as contas públicas e não resolvem o problema do déficit, isso quando não o ampliam.
    Nem mesmo uma desvalorização cambial parece a saída, mas talvez seja o efeito secundário de uma crise de ativos ainda maior do que aconteceu em 2008, e que levaria, ai sim, a uma crise de proporções gigantescas.
    Como se proteger de uma crise dessas proporções?

    Share |