Pular para o conteúdo principal

Quanto vale uma ação?

O mundo no binômio 2009-2010 viu uma recuperação relâmpago do que seria a pior crise econômica desde a Grande Depressão, contudo isso ocorreu sem que as correções dos problemas anteriores fossem efetivadas e com o acréscimo de outros novos.
A crise imobiliária americana de 2008 foi a ponta do iceberg dos problemas estruturas existentes nas grandes economias mundiais, economias ditas como avançadas até então.
A crescente intervenção governamental na europa do pós-guerra fria, e a não incorporação do déficit externo ao valor cambial do dolar durante duas décadas criaram um ambiente propício para que os ativos financeiros destes países se tornem artificialmente inflados, e não há nada que se possa sustentar eternamente sem bases sólidas.
As medidas tomadas até agora pelos países só aumentam a pressão sobre as contas públicas e não resolvem o problema do déficit, isso quando não o ampliam.
Nem mesmo uma desvalorização cambial parece a saída, mas talvez seja o efeito secundário de uma crise de ativos ainda maior do que aconteceu em 2008, e que levaria, ai sim, a uma crise de proporções gigantescas.
Como se proteger de uma crise dessas proporções?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avante Vingadores!

  Estreou no dia 27 de Abril, um dos filmes mais esperados desde 2005: “Os Vingadores” , o filme de heróis em crossover que está sendo elogiados por dezenas de fãs e críticos de cinema. Fui na primeira sessão da estreia: de quinta pra sexta à meia noite. A sessão dos fãs! Fui empolgado, estava há mais de três semanas com o ingresso comprado e não parava de falar no filme. É inegável que está excelente , mas para dar minha opinião irei enumerar os medos que tinha antes de vê-lo.