Crítica - Monólogos da Marijuana

  • on 12/07/2010
  •  A polêmica questão do uso liberado da maconha é o tema que move o espetáculo “Monólogos da Marijuana”, em cartaz no Teatro dos Quatro  até o dia 11 de agosto.

    Originalmente concebida como um “Stand-Up” onde os atores dispunham apenas de um banco para  apresentarem seus argumentos (formato esse que prevaleceu em todos os países que a peça havia sido encenada), “Monólogos da Marijuana” ganhou uma visão  diferente em solo brasileiro: Os personagens vão a um “hemp café” para  poder livremente falar e fazer uso da erva.  Tentam, cada um da sua forma, mostrar que não existe um padrão para os “maconheiros”.

     O texto  assinado por  Arj Barker, Doug Benson e Tony Camin já ganhou montagens na Argentina, Chile e Portugal. A versão Brasileira da comédia conta com a assinatura de Reinaldo Moraes para a tradução e direção de Emilio Gallo. O elenco é composto por Felipe Cardoso , Stella Brajterman e Marcos Winter.  Em cena, três amigos de idades distintas - todos usuários de maconha – expõem suas opiniões e narram experiências pessoais relacionadas ao uso da droga. A ideia da encenação é debater o tema através do humor e ironia, confrontando informações e estatísticas com visões pré-concebidas que o senso comum carrega sobre o assunto. A peça faz também um breve panorama histórico sobre a presença e o uso da maconha pela sociedade através dos tempos.

    A montagem utiliza-se do recurso de projeção para criar uma espécie de cenário virtual; que de alguma forma serve também para simular  a visão que os personagens têm do local, uma vez que em determinados momentos ela sofre alguns “ruídos” intencionais: Desfoques, tremidas, flashs e outras pequenas intervenções, que fazem com que a percepção do espectador do espaço sofra ligeiras alterações, como se o próprio público estivesse também submetido ao uso da maconha. 

     A proposta de quebrar os estereótipos dos usuários de maconha acaba sendo contrariada pela opção da direção em colocar no palco personagens “afetados” pelos efeitos da droga, falando sobre o assunto. O resultado disso são alguns efeitos cômicos obtidos pelos atores.  As interpretações   acabam se alternando bruscamente entre o tom professoral de um palestrante apresentando resultados de pesquisa  e a caricatura clichê de uma pessoa drogada.







     OS MONÓLOGOS DA MARIJUANA

    Terças e quartas às 21h30min

    TEATRO DOS QUATRO 
    Rua Marquês de São Vicente, 52 - Shopping da Gávea 

    Ingressos: R$ 50

    Tel: (21) 2274-9895
    Share |