Prêmio Ignóbel 2007

  • on 10/10/2007
  • Entregues na Universidade Harvard, EUA, em cerimônia realizada nesta quinta-feira, 4, com transmissão ao vivo pela internet, os IgNobéis, deste ano têm como principal atração o prêmio de Química, para Mayu Yamamoto, do Japão, que descobriu um modo de extrair aroma de baunilha de esterco de vaca. Em homenagem a esse feito, a sorveteria Toscanini's Ice Cream da cidade de Cambridge - onde fica Harvard - preparou um novo sabor, Baunilha Yum-a-Moto.

    Lista de ganhadores:


    MEDICINA
    Brian Witcombe de Gloucester, Reino Unido, e Dan Meyer de Antioch, Tennessee, EUA, pelo relatório "O Ato de Engolir Espadas e Seus Efeitos Colaterais".

    FÍSICA
    L. Mahadevan da Harvard University, EUA, e Enrique Cerda Villablanca da Universidade de Santiago de Chile, por estudar como lençóis se amassam.

    BIOLOGIA
    Prof. Dr. Johanna E.M.H. van Bronswijk da Eindhoven University of Technology, Holanda, por fazer um censo de todas as criaturas que compartilham nossas camas conosco.

    QUÍMICA
    Mayu Yamamoto do International Medical Center do Japão, por criar um modo de extrair aromatizante baunilha de esterco.

    LINGÜÍSTICA
    Juan Manuel Toro, Josep B. Trobalon e Núria Sebastián-Gallés, da Universitat de Barcelona, por mostrar que ratos, às vezes, não conseguem distinguir uma pessoa falando japonês ao contrário de outra falando holandês ao contrário.

    LITERATURA
    Glenda Browne de Blaxland, Blue Mountains, Austrália, por seu estudo sobre o artigo "the" ("o") e os problemas que causa a quem busca organizar uma lista em ordem alfabética.

    PAZ
    Laboratório Wright da Força Aérea dos EUA, pela pesquisa e desenvolvimento de uma arma química, a "bomba gay", que fará com que soldados inimigos sintam uma atração sexual irresistível uns pelos outros.

    NUTRIÇÃO
    Brian Wansink of Cornell University, pela exploração do apetite ilimitado do ser humano, alimentando voluntários com uma tigela de sopa sem fundo que nunca se esvazia.

    ECONOMIA
    Kuo Cheng Hsieh, de Taiwan, por patentear uma invenção que captura ladrões de banco lançando uma rede sobre eles.


    AVIAÇÃO
    Patricia V. Agostino, Santiago A. Plano e Diego A. Golombek da Universidad Nacional de Quilmes, Argentina, pela descoberta de que Viagra ajuda hamsters a se recuperar do "jetlag".

    Mas de fato ninguém supera o premiado da paz de 2006:

    Paz - Howard Stapleton da Merthyr Tydfil, em Gales. Inventou um “repelente electrónico de adolescentes”
    Share |

    1 Recados:

    Thalita disse...

    Andarilho também é cultura !