Amo-te, mas tenho medo!

  • on 09/10/2008
  • Seis letrinhas que até 10 anos atrás só eram conhecidas por acadêmicos hoje são digitadas, vistas, faladas e principalmente usadas por bilhões de pessoas, e não é exagero, bilhões! Assim mesmo no plural!


    Hoje é mais um dia na minha Google dependência, normalmente utilizo pelo menos 4 ferramentas do Google diariamente, sendo que todas muitas e muitas vezes por dia, não passo uma semana sem usar pelo menos mais umas 3 ou 4 de forma esporádica, e é difícil passar um mês sem descobrir uma coisa nova, uma nova função ou utilidade. E Hoje...

    Bem, hoje não foi diferente, descobri qual a utilidade do Google Reader. É um leitor de RSS bem prático, você cadastra na Internet e acessa de todo lugar, mas... Mas com o Google nunca pode ser só isso! Além de várias funções para aperfeiçoar o funcionamento e gerenciamento ele permite que você gere automaticamente páginas com o resultado dos RSS que você queira, de forma que ao receber notícias de 10 sites generalistas você filtre e crie uma página com notícias específicas sobre o assunto que quiser, seja guerra no Afeganistão ou times de futebol de camisa azul. É simples e rápido de usar, e o resultado visual é bastante agradável.

    Até ai nada dirão meus leitores, já sabemos que o Google sempre inova e consegue fazer melhor, etc.

    Mas...

    O Google se mantém vendendo nossa privacidade, pode soar meio exagerado é mais ou menos por ai, ele observa o que fazemos e gera anúncios de acordo com nossos gostos, funciona assim, se você recebeu um e-mail com a expressão "fondue de chocolate" aparecerá uma série de anúncios de panelas de Fondue ou de lojas de chocolate.

    Se fosse paranóico poderia dizer que o Google sabe o que você procura (serviço de busca), quem são seus amigos, e que interesses você compartilha com eles (Orkut), sabe suas opiniões e desejos (blogs), conhece o que você conversa com seus amigos (GTalk), analisa cada detalhe da sua correspondência (Gmail), tem o controle de seus horários (agenda), sabe aonde você vai, quando, com quem, o que você pretende fazer quando chegar lá e o tempo que pretende ficar! Ah sim! Já ia me esquecendo, ele sabe também qual a rota que você fará, e depois ainda terá em seus servidores as fotos e vídeos do que aconteceu (Picasa), além dos comentários dos participantes identificados visualmente um por um. Falando assim dá um certo receio.

    Enfim gostei muito desse novo serviço que descobri, e mais e mais o Google passa a ser uma figura centralizadora na minha vida. Isso não me parece muito bom.

    Share |

    2 Recados:

    Thalita disse...

    ruim com ele, pior sem ele (Y)

    :*

    Arouca disse...

    "É lindo, o mais bonito do mercado. E tem toque de tela. E tudo que um celular moderno tem que ter"... Tô vendoXDD