Evento Tunguska na sua sala

  • on 03/03/2009
  • A muito tempo preparo um post sobre o evento Tunguska (Asteróide que destrui imensas áreas da Sibéria 1908), não será dessa vez, hoje veremos uma notícia comentada:

    Asteróide passou como um bólido pela Terra na tarde de ontem; um evento cósmico que quase passa despercebido.

    Um bloco rochoso de 30-40 metros de extensão ─ aproximadamente do mesmo tamanho do objeto que provocou o impacto de Tunguska em 1908 ─ passou a uma distância de apenas 75 mil km – menos de um sexto da distância Terra-Lua e cerca de duas vezes a altitude de satélites geoestacionários de comunicação.
    Descoberto somente na sexta-feira, 27 de fevereiro, por Robert McNaught, como um grãozinho de 19ª magnitude em fotografia do céu obtida no Siding Spring Observatory, em New South Wales, Austrália. Quando foi descoberto, se encontrava a uma distância de 2,4 milhões de quilômetros, e se aproximava rapidamente.
    A aproximação máxima do asteróide ─ batizado 2009 DD45 pelos astrônomos ─ ocorreu durante o dia, às 16hs 40min (horário de Brasília) e cruzou o céu a uma velocidade de meio grau (o diâmetro aparente da Lua) por minuto.
    Pode se observado com telescópios amadores na Austrália e Nova Zelândia, como uma “estrela” de 11ª magnitude cruzando a constelação de Virgem.




    * Um impacto com um asteróide chamado Apofis, em 2036, ainda não foi descartado, embora as chances sejam pequenas.
    Uma pergunta?
    E se ele tivesse vindo direto para nós? O que você faria?
    Share |