O que afinal é Twitter?

  • on 18/03/2009
  • Ou respondendo sobre o que nada é.

    Muitos dos meus amigos, e mesmo meus alunos, não tem muita noção das ondas ou manias que vira e mexe aparecem na grande rede, mesmo para quem é da área sempre acaba ficando meio para trás por conta da alucinante velocidade das mudanças, mas todo mundo sabe que eu sou obsessivo por informação, o viciado em novidade e o atoa que fica vagando pela NET, ai quando surgem palavras novas no vocabulário midiático recorrem a quem? Ao obsessivo aqui.

    O que é Orkut?

    Há muito, muito tempo atrás essa era uma das perguntas que escutava, o que era afinal esse tal de Iorkut? Eu tinha que arrumar uma maneira de explicar, não dava para dizer simplesmente que era uma rede social ou site de relacionamento! E pior, como explicar o fascínio que ele era capaz de atrair, mesmo travando o tempo todo? (sim meus caros houve um tempo em que os servidores do Google ficavam fora do ar e mesmo assim o mundo não acabava).

    Hoje a pergunta que me atormenta é: O que afinal é Twitter?

    Não passa um santo dia na minha vida que não escuto essa pergunta, só hoje foram 4 vezes!

    Agora como explicar o que é Twitter? É um site de microblogging, puts agora ficou tudo explicado não é mesmo?

    Bem vou tentar, de fato o Twitter nasceu como uma espécie de micro-blog onde você poderia mandar mensagens (post) de até 140 caracteres, limite de um SMS, como a ideia era que ele fosse usado em qualquer plataforma, em especial celulares simples, este era o limite. 

    Mas a coisa toda tomou um rumo inesperado, apesar de muita gente ficar postando o que seu gato acaba de comer ou se correu tudo bem enquanto lavava a louça, hoje o site tem outras funcionalidades, serve como agência de notícias, classificados, mural de recados, central de distribuição de informação etc.

    Não há uma empresa de jornalismo decente que não tenha um canal no Twitter. Cantores anunciam seus shows e lojas de departamento fazem promoções relâmpago. E pasmem até o Google tem Twitter!!!

    Então...

    Ok, ok mas como funciona e bendito site? Veja, você se cadastra e manda algumas postagem, pessoas se tornam leitoras de suas postagens e você leitora das postagens delas e/ou de outras, ou seja, se você me perguntar se ele tem algo de verdadeiramente único não saberia responder, não vejo nada no site que não existisse antes, mas certas coisas são únicas por si.

    A questão é que pegou, então trate de fazer o seu, se não quiser ser um ninguém na NET.

    Quer quiser visitar-me no Twitter é só ir em www.twitter.com\andarilhonet

    Share |

    2 Recados:

    Anônimo disse...

    Djan, adorei o post. Ficou bem explicado, e, como texto em si, muito bem feito. Claro, vindo de você não esperava menos.
    E agora sei, finalmente, o que é o Twitter!
    Sucesso com a mudança no blog. ^^
    Muitos beijos! :D

    Louise Romano disse...

    bombom!!! mais uma coisa pra eu deixar pendente e me viciar sempre q não tenho tempo e como nunk o tenho mesmo!!!!bjos!!!