1001 filmes para ver antes de morrer

  • on 27/09/2009
  • Muitas pessoas(a que escreve este texto inclusive) tem muita curiosidade por filmes mais antigos ou mesmo não acha muita graça em filmes convencionais. Mas por falta de conhecimento, não faz a menor idéia do nome ou da existência desses filmes. Para suprir essa falta, esse é o motivo deste livro.


    Seguindo uma ordem cronológica ele começa com Viagem à Lua de 1902 e fecha com Desejo e Reparação de 2007, guiando desde os que querem se iniciar na sétima arte até os verdadeiros aficionados, pois além da resenha de cada livro(trabalho este divido entre 75 críticos de vários países e tudo editado por Steven Jay Schneider) ele mostra informações técnicas como os países onde o filme foi produzido, estúdio, tempo de duração, direção, roteiro, elenco, indicação e premiação ao oscar, etc.  Ele consegue algo que fica um pouco a desejar no 100 autores que você deve ler(outro mais ou menos no mesmo segmento): ele, justamente pelo tamanho, não se limita ao cult, underground ou filmes mais clássicos como Casablanca ou Cidadão Kane, mas mostra filmes como Borat,O Segredo de Brokeback Mountain e Pequena Miss Sunshine, além de películas de vários países que normalmente não aparecem como potência cinematográficas, como Coréia, Finlândia, Suécia ou mesmo Mali.

    O grande mérito deste livro foi justamente essa mistura. Enquanto você viaja nas 960 páginas(que são fáceis de visualizar para serem usadas como o principal deste livro: pesquisa), passa de Star Wars a Os Reis do Iê Iê Iê, vê desde o extremo do underground com Scorpio Rising ao altamente trash Pink Flamingos, do auge do terror O Exorcista ao comecinho da contracultura Sem Destino. Essencial para conhecer mais filmes e conhecer melhor os já conhecidos.

    Share |