The Constant Gardener

  • on 04/12/2009

  •           The Constant Gardener, O Jardineiro Fiel em português, é um drama dirigido por Fernando Meirelles(Cidade de Deus).Quando sua mulher, Tessa(Rachel Weisz), é assassinada seu marido, o diplomata Justin(Ralph Fiennes), começa a investigar o crime, mas acaba descobrindo uma grande intriga.

              Através desse filme vemos como o continente africano é explorado e as péssimas condições de vida de sua população, sendo usada para satisfazer os interesses estrangeiros. Além disso, presenciamos também o amor de um homem em busca da verdade.
              Justin, um homem que sempre fugiu da realidade, se depara com ela, após o assassinato de sua mulher. Mas qual sua motivação para buscar a verdade?Apenas o amor que teve por ela, isso é a força motriz de sua busca. Às vezes sentia que para ele não importava a dura realidade que estava encarando, a realidade de que os interesses do mundo ocidental valem mais que vidas humanas, mas Justin é um ser humano e sempre ficava sensibilizado ao ver a dura vida que leva o povo africano.
              As atuações são um dos motivos do peso dramático do filme, que também conta com uma linda fotografia.
              Em um mundo onde tantas coisas erradas acontecem podemos ficar alheios aos problemas ou encararmos eles e tentarmos resolvê-los. É uma tarefa difícil, por isso que a maioria das pessoas prefere ficar alheio, apenas um grande sentimento de justiça para levar alguém a encarar esta árdua tarefa. O filme mostra bem isso, como também mostra que algumas vezes não temos força para encarar a realidade, fazendo nós desistirmos dela.

            



    Share |