Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de março, 2010

Coleção "Os Pensadores" de Diderot

Denis Diderot(1713-1784) foi um filosofo e escritor francês. Um dos grandes nomes do iluminismo francês, também foi um dos idealizadores e principais redatores da Encyclopédie. Também escreveu várias peças teatrais e vários dos seus trabalhos mais famosos são sobre a importância da arte, sobretudo do teatro. Antes de partir para a analise do livro, quero explicar um pouco sobre do que se trata. A coleção "Os Pensadores" era primeiramente uma publicação da editora Abril, conhecida até hoje por suas coleções sobre diversos assuntos, e que apresentava aproximadamente 50 fascículos. Eu mesmo já tinha ouvido falar da coleção e quando achei essa edição numa livraria fiquei curioso e comprei. Posteriormente vi que na verdade essa era uma outra edição, mais nova, feita pela Nova Cultural que apresentava menos autores e tinha uma qualidade inferior a anterior e isso se reflete nessa edição, sem introdução ao autor, ao movimento a que ele pertence e que apresenta apenas alguns de seus ...

o rádio resiste

Integração e convergência são as palavras de ordem para os meios de comunicação no século XXI; mas nem sempre as invenções mais recentes são as que percebem isso primeiro. O rádio é a prova disso. Nascido no século XIX, o sistema de transmissão por ondas eletromagnéticas foi utilizado pela primeira vez pelo físico russo Alexander Stepanovich Popov; que transmitiu, recebeu e decifrou a primeira mensagem telegráfica sem fio. Apesar da realização, credita-se ao italiano Guglielmo Marconi o título de pai da invenção. Enquanto Popov e Marconi transmitiam sinais telegráficos, o padre brasileiro Roberto Landell de Moura foi o primeiro a transmitir sons e a voz humana por este processo.

O Alienista de Machado de Assis

Joaquim Maria Machado de Assis(1839-1908) foi um escritor, jornalista e teatrológo brasileiro. Muitos críticos o exaltam como o maior nome da literatura brasileira, mas inegável é que ele é um dos maiores nomes do realismo brasileiro e que ajudou a fundar o movimento no Brasil(alguns dizem que com o livro tratado nesse post). A infância díficil, ele era mulato na época em que a escravidão ainda era vigente, com certeza contribuiu para a sua representação de personagens, crua, mas ainda assim repletas de profundidade e, quem sabe já esteja estrapolando, um toque de ironia. Essas características deram a nossa literatura personagens emblemáticos como Capitu, Quincas Borba e, o protagonista de O Alienista, Simão Bacamarte.

Festa do Oscar 2010

         Hoje a noite acontecerá a premiação em que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas escolherá os melhores filmes de 2009. Neste ano a Academia volta à uma antiga tradição de escolher dez indicados para melhor filme.

O Contrato Social de Rousseau

Jean-Jacques Rousseau(1712-1778) foi um filosófo, escritor e músico suíço. Apesar de sua nacionalidade, Rousseau se consolidou como um dos maiores representantes do movimento enciclopedista, maior base para o Iluminismo, francês ao lado de Montesquieu, Diderot e Voltaire. O que é principalmente conhecido do seu trabalho são os trabalhos, interessantes para sua época, onde ele afirma que o homem é bom por natureza, mas é corrompido pela sociedade que também, pela propriedade privada, causa a diferença entre as classes sociais. O Contrato Social normalmente é apontado como sua obra mais expressiva junto com O Discurso Sobre a Origem da Desigualdade.