Artistas Sul Africanos: Mbongeni Ngema

  • on 16/06/2010
  • Ator,  dramaturgo, diretor, músico, compositor e coreógrafo.  Assim pode ser definido profissionalmente o  Sul Africano de origem Zulu Mbongeni Ngema.

    Nascido  no ano de 1955,  Ngema foi separado dos seus pais aos 11 anos.  Viveu durante algum  tempo com parentes numa localidade rural, mas depois passou a ter que virar-se sozinho, morando nos guetos. 

     Com 12 anos de idade ele aprendeu a tocar violão por conta própria.
    Sua  carreira teatral teve início nos anos 70,  quando  ainda trabalhava numa fábrica de fertilizantes. Um amigo tinha escrito uma peça amadora e o chamou para fazer o acompanhamento musical tocando violão. Passado algum tempo, um dos integrantes do elenco ficou doente e Ngema foi convocado para o substituir nas apresentações. Essa foi a porta que o levou  à carreira  de ator.

    Fez parte de uma companhia teatral da qual acabou desligando-se para - junto com Percy Mtwa - escrever e montar “Woza Albert!”; uma peça satírica que reflete o que teria acontecido caso Jesus Cristo tivesse realizado uma segunda aparição, em solo Sul Africano.  

    O texto foi representado  em vários países e arrebatou alguns prêmios internacionais.

    Ngema é um artista que busca  em cada obra tentar superar as barreiras da língua e da cultura, realizando um teatro que  consiga se comunicar com qualquer pessoa, em qualquer parte do planeta.  Fazer do corpo um indispensável instrumento no processo de comunicação; um instrumento sob certos aspectos mais forte até mesmo do que as palavras.

    Escreveu em 1987 uma de suas peças de maior repercussão: “Sarafina”; texto que em 1992 ganhou uma versão cinematográfica estrelada por Whoopi Goldberb .

    No ano de 1994 Ngema foi  maestro e arranjador vocal de coro do desenho “O Rei Leão” da Disney.

     Mbongeni Ngema não considera seu teatro apenas como uma forma de protesto político, mas sim como um “teatro de liberação”.  Seus trabalhos ajudaram a difundir junto ao público  não apenas  a crueldade  do regime do apartheid, que durante anos determinou a vida  da população sul africana, mas também as ricas  tradições culturais dos povos que habitam aquele país. 


    Share |