Maravilhas do Mundo

  • on 08/06/2007
  • Vou aqui postar novamente um tópico do blog antigo, com algumas ampliações.

    Recentemente um site criou uma eleição para a escolha das 7 novas maravilhas do mundo. Foram escolhidas uma série de monumentos e construções como candidatas, no meu entender nenhuma deveria sequer cogitar a participação nesta lista de candidatos. Talvez a única exceção seja o Opera House de Sidney. De resto só velharia, uns castelso medievais ou monumentos tecnologicamente insignificantes.

    Bem como sou um visitante neste mundo estranho e hostil, me considero isento para escolher a REAIS maravilhas do mundo.

    Veja, as maravilhas do mundo antigo foram escolhidas não só por suas belezas, mas por representarem o triunfo da engenhosidade humana, sendo assim creio que o melhor critério seja um misto de beleza e desafio tecnológico. Sendo assim:

    Taipei 101


    O atual (até setembro parece) prédio mais alto do mundo três são a razão de sua escolha a primeira é evidente, sua condição de mais alta construção humana, a segunda é sua representatividade, os mega prédios ao redor do mundo ficam assim representados, e por fim a sua peculiaridade, para contrabalancear o fato do prédio balançar com o vento, foi colocada uma imensa bola de 680 toneladas de bronze que serve de contrapeso e de ponto turístico. Fantástico.


    As torres Petronas na Malásia



    Um monumento de grandiosidade, mas também uma lembrança do esforço do homem em busca do ouro negro, se não poderemos colocar aqui as plataformas de petróleo por serem inimaginavelmente feias, nem fotos de dutos subterrâneos (por motivos óbvios) que cortam continentes, fica então a beleza e majestade do que o dinheiro resultante de todas essas empreitadas pode construir.

    Veltins-Arena (ou Arena AufSchalke)



    Esse estádio de uma pequena cidade alemã representa um grupo fantástico de obras de engenharia totalmente dedicado a arte e diversão, hoje por todo mundo os estádios, sejam de futebol, beisebol, basquete, etc. São obras grandiosas e de beleza singular. Este em especial além de ser considerado o melhor da Europa (e por conseguinte do mundo) tem a peculiaridade de que seu gramado sai para pegar sol.

    O Canal do Panamá


    A mais antiga das Maravilhas aqui listadas é o velho canal, um caminho aberto pelo homem, não só através de rocha e terra, mas também através de paredes de “mosquitos assassinos” e de dificuldades mil. Recentemente este canal foi ampliado e continua fazendo o feito fantástico que é ligar dois oceanos.

    Ponte de Millau



    Certamente a mais bela de todas as maravilhas seja a essa ponte, que se chamaria apropriadamente de ponte dos sonhos, ou ponte para o paraíso. Essa ponte francesa é tão bonita que encontrar uma foto dela que não parece uma pintura é quase impossível.


    O Eurotúnel


    Se a beleza não é o forte dessa maravilha a simbologia é, um túnel ligando sobre o oceano as ilhas britânicas e o continente europeu, uma obra de engenharia sonhada desde tempos romanos enfim realizada.

    A Estação Espacial Internacional



    Tecnologia, coragem, aventura, desejo pelo desconhecido e engenhosidade tudo isso está personificado na mais feia (é com melhor vista) das Maravilhas, de longe a mais extraordinária construção humana não está na Terra, mas no espaço. A ISS promete ser a base para o futuro, através dela e de suas sucessoras a promessa de que sempre haverá um homem no espaço poderá se realizar, e quem sabe daqui a mil anos estaremos escolhendo as Maravilhas da Galáxia.
    --X--

    Agora muitas Maravilhas ficaram de fora: As ilhas artificiais de Dubai, O Burj Al Arab também em Dubai, O CERN (Centro Europeu de Pesquisas Nucleares – Um grande túnel de 27 KM), tantos outros prédios fantásticos, e por que não olhar para baixo e incluirmos os processadores nanomicos entre as maravilhas? E alguém mais tem sugestões?

    Share |

    1 Recados:

    Marcos Rodrigues disse...

    Bravo. Bela e precisa seleção.