Uma Breve História do Século XX de Geoffrey Blainey

  • on 02/01/2010

  • Geoffrey Norman Blainey AC(1930-) é um escritor, professor e historiador australiano e leciona nas universidades de Harvard e Melbourne. Já foi agraciado com a Companhia da Ordem da Austrália(por isso o AC do lado do seu nome) e com o International Britannica Award por seu trabalho na divulgação do conhecimento histórico. Seu livros mais famosos, são Uma Breve História do Mundo e Uma Breve História do Século XX, tratado aqui.

    Pode estranhar a primeira vista a separação entre história mundial e a história do século XX, mas esse foi o século, de longe, com maior material humano e que exerce maior influência direta na vida cotidiana, até porque ele acabou há apenas 9 anos. E nele ocorreram duas guerras mundiais, a ascensão e queda dos países comunistas, a maior crise econômica mundial, o ressurgimento do fundamentalismo islâmico, a bipolarização do mundo, a luta pelos direitos femininos, o uso do petróleo como matriz energética predominante no mundo, além da popularização do cinema, da televisão, do computador e das competições esportivas internacionais.



    O livro passa por questões mais esperadas em livros do gênero, como o Massacre da Praça Celestial, a Guerra do Vietnã e a Questão dos Mísseis em Cuba, mas também aborda assuntos inesperados, como alimentação, contracultura, a difusão das línguas globais. E o diferencial é que o autor, no lugar de criar um panorama estático com os principais acontecimentos e situações do século, se preocupa em aglutinar todos os assuntos e sequencia-lós, para que possamos ter uma idéia de como as pessoas da época enxergavam o próprio século. Como? Ele compara o número de pessoas e a urbanização de 1900 com a de 1960, por exemplo. Por meio de comparações e usando os assuntos do próprio livro, aqui se faz um bom resumo do século. Claro que, como é dito no título, não passa de uma breve história e que em alguns assuntos, como direitos feministas, Oriente Médio e ascensão comunista no Leste Asiático é necessário um aprofundamento para realmente se entender algo. Mas é um excelente livro de divulgação histórica, justamente por colocar os assuntos por alto para que o leitor curioso possa procurar pelo que chamou sua atenção e por apresentar linguagem simples. O que faltou? Uma lista de bibliografia indicada para satisfazer nossa curiosidade.
    Trecho do livro:

    “Os satélites ficavam cada vez melhores. A cerimônia de abertura das Olímpiadas de Tóquio, em 1964, foi transmitida ao vivo para Europa e América do Norte. No ano seguinte, o incrível satélite Early Bird enviou sua primeira mensagem. Logo começou a transmitir imagens de uma guerra em que muitas tropas norte-americanas se consumiram. Os episódios diários das batalhas na selva, filmados no Vietnã e vistos na noite seguinte em milhões de lares norte-americanos, impulsionaram o movimento pacifista. Em Nova York, um crítico de TV rotulou o conflito no Vietnã de ‘guerra de sala de estar’. A força da televisão aumentou graças às imagens em cores, primeiramente veiculadas nos Estados Unidos e Japão.

    A televisão invadiu quase todas as nações, incrementando ou modificando a maior parte das facetas da vida cotidiana: lazer, esportes, música, religião, política, notícias, culinária, publicidade, moralidade, brincadeiras de criança e até mesmo o modo de falar e a gramática. Sir David Frost observou: ‘A televisão permite que você se entretenha, na sala de estar, com pessoas que jamais permitiria que entrassem na sua casa’.”
    Share |

    4 Recados:

    Jonas Mourilhe disse...

    Esse livro é um dos próximos itens na minha lista de aquisições. Parabéns pela resenha. Sensacional. Quando crescer eu quero ser que nem o Arouca... rs.

    Djan Krystlonc disse...

    Quanto crescer quero escrever como vocês.

    Matheus disse...

    Faço da palavras de Djan minhas palavras e é claro, incluindo ele. Sério, me dá uma grande satisfação participar desse blog que eu adoro junto de pessoas tão talentosas e competentes. Parabéns Andarilho.Net! Parabéns pra Arouca, Jonas e Djan!

    Unknown disse...


    Can I simply just say what a relief to discover a person that truly knows what they're discussing on the internet. You certainly realize how to bring a problem to light and make it important. More people must check this out and understand this side of the story. It's surprising you're not more popular since you most certainly possess the gift. yahoo sign in