Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de dezembro, 2009

Ócios Da Vilania - Parte II

Olá, Sou eu de novo, o Edward. Eu comecei a contar a minha história há uns 7 posts atrás. Bem, se você começou agora é melhor voltar e ler do início. Voltando um pouco... eu estava com a cara amassada no Outdoor do Lua Nova, né?(Aliás, ví o filme e achei uma merda. Vampiros que brilham no sol. Quanta viadagem! Lobisomens que podem se transformar quando quiserem?! Cadê o lance da lua cheia?) Bem, depois de bater com a cara ali, eu a caí feio. Tentei me levantar, mas parecia que tinha uma força que puxava pra baixo. Acho que era a minha consciência! E foi nesse momento que toda minha vida passou como um flash em minha mente e eu me perguntei: "O que eu estou fazendo aqui?" Tenho 31 anos, não vivo de nada certo, gasto muito em roupas, apetrechos de vilão, faxineira (pra limpar o covil que nem é próprio, alugo baratinho do Coringa), plano de saúde(todo vilão precisa) e sem nenhuma perspectiva de mundo.Vivo sem grana, não tenho dinheiro nem pra contratar uns capangas, uns aju...

O início das novelas

Uma história ficcional contada "aos pedaços" com o objetivo de entreter o público. Essa foi a fórmula criada pelo jornalista Èmile de Girardin para ocupar o espaço disponível nos jornais e atrair mais leitores. Histórias do cotidiano contadas de uma forma que os leitores se identificassem com os personagens e aos poucos fossem "envolvidos" pela trama, cujas principais características eram o corte e a fragmentação.                                                                                         Assim nascia na França do século XIX o   folhetim.       A fórmula foi tão bem sucedida que acabou transformando-se na Europa em uma nova maneira de grandes autores publicarem seus romances, conseguindo uma penetração maior nas div...

Feliz Natal

Ainda há tempo para uma mensagem de Natal? Musicalmente, alguns preferem Tristão e Isolda, mas, em matéria de força dramática e riqueza de significado, a ária final de Wotan em As Valquírias, “Leb Wohl” (“Adeus”), é sem dúvida o cume da obra de Richard Wagner. Que é que isso tem a ver com o Natal? Espere um pouco e deixe-me relembrar a cena.

Lolita de Vladmir Nabokov

Vladimir Vladimirovich Nabokov(1899-1977) foi um escritor e professor russo. Fugindo da revolução comunista em 1919, posteriormente da Alemanha, viveu boa parte da sua vida na Inglaterra e França, se formando na Universidade de Cambridge. Em 1940, fugindo do exercito alemão na França, vai para os EUA, onde começa a dar aulas de literatura e escreve seu romance mais famoso, Lolita. Acho importante ressaltar esses dados porque, como o próprio autor fala, seus livros feitos em inglês são a parte menos russa da literatura russa com que já tive contato.

Caché

            Caché é um suspense dirigido por Michael Haneke.A vida de um casal parisiense muda ao receber estranhas fitas com gravações de sua casa.

Entendendo as performances

          O termo "performance" é um conceito utilizado no universo artístico para nomear apresentações em que o  “executor” expresse com total liberdade sua visão de mundo.           A performance é uma apresentação de caráter altamente subjetivo onde o momento e a forma como a obra de arte está sendo criada  são mais importantes do que o produto resultante final. Alcançar, executar, cumprir, dar forma, criar, realizar uma função, desempenhar... Uma forma de expressão artística impactante. A performance é o momento em que a plateia perde o status de simples apreciador passivo e passa a ser testemunha daquele acontecimento efêmero, que jamais poderá ser reproduzido sob as mesmas condições.

O socialismo mata

por  Carlos Alberto Montaner Swaminathan Aiyar é um notável economista indiano que fez um cálculo muito incômodo. Ocorreu-lhe medir o enorme preço que pagou a população da Índia por não ter feito antes a reforma econômica que hoje mantém seu país em um ritmo de crescimento que excede os 7% anuais, reduz vertiginosamente a porcentagem de pobres e melhora substancialmente a qualidade de vida dos mais necessitados. Os números são impressionantes: não ter feito a reforma com antecedência provocou a morte de 14,5 milhões de crianças, manteve 261 milhões no analfabetismo e outros 109 abaixo do limiar de pobreza. O estudo acaba de ser publicado pelo Cato Institute em Washington e se intitula  "O socialismo mata" .

Ócios Da Vilania - Parte I

Olá, Meu nome é Edward e não, eu não sou um vampiro! É estranho pensar nisso, mas a minha história começa exatamente com esse cara, Edward de Crepúsculo. Na verdade começa com a minha cara esmagada na cara dele. Essa é a história de como eu larguei o meu trabalho. Mas para a maior compreensão de vocês leitores, eu irei voltar um pouco no tempo e fazer uma apresentação mais... (qual é a palavra?... apresentável?... não! “apresentação apresentável” é horrível! Ah já sei!) decente. Olá, Meu nome é Edward Trouret. Mais conhecido com Ed Du Mal. Eu sou um vilão. É... Um vilão! Não precisa ficar com medo e parar de ler que eu prometo que essas letras não vão explodir em menos de um minuto ou expelir gases sulfurosos que te cegarão. Eu sou um vilão sim, e por incrível que pareça não me sinto muito confortável com essa denominação. Nunca roubei ninguém, nunca pendurei mocinhas indefesas em trilhos, nunca guarde dinheiro sujo na cueca, meia, ou sei lá que parte da roupa. A única ...

A Gaia Ciência de Friedrich Nietzsche

Friedrich Wilhelm Nietzsche(1844-1900) foi um filosófo alemão. Foi um dos mais influentes da sua época e hoje virou um icone intelectual por ter sido um dos autores mais influentes de sua época. Um de seus “seguidores” já teve lugar numa resenha, assim como um de seus um de seus mestres . Consagrou-se como crítico ferrenho dos valores de sua época(na verdade, ele era crítico ferrenho de praticamente qualquer coisa) e um dos livros essenciais para entender esse pensamento crítico é A Gaia Ciência.

Perguntas Inconvenientes

  Joel Pinheiro da Fonseca A conferência sobre o clima em  Copenhague já começou. E aí? Está cheio de esperança por um mundo carbon-free? Se você é um economista liberal, como eu, ou um amante da liberdade em geral, deve estar é muito apreensivo com o que aqueles burocratas vão inventar para aumentar seu poder e piorar nossa vida. Contudo, devo confessar, nutro no fundo da minha alma a singela esperança de que, como costuma acontecer nessas reuniões, cada um defenda o seu e no final nada mude. De minha parte, só queria que os ecochatos poupassem o meu ar. E não estou sozinho. É notório que entre os economistas o discurso ambientalista encontra  resistência. Não nos dando por satisfeitos em louvar a ganância e oprimir os pobres, fazemos questão de um mundo poluído e desértico. Ciência lúgubre  mesmo . Querem saber, na realidade, por que os economistas não aceitam o aquecimento global? É por causa de seu olhar cortante, que vê muito além do lado puramente científ...

O que é Dança-Teatro?

O conceito de dança-teatro surgiu na Alemanha, no Folkwang Tanz-Studio, criado por Kurt Joos no final da década de 20 e ganhou notoriedade a partir da década de 70,  tendo na figura da coreógrafa alemã  Pina Baush seu principal expoente.  A expressão dança-teatro (tradução da expressão alemã "Tanztheather") era usada por Rudolf Von Laban para descrever uma arte independente das outras; com coreografias que incorporavam movimentos do cotidiano e movimentos abstratos em uma forma narrativa.  É  uma dança com "efeito de teatro”. 

Inocência de Visconde de Taunay

  Alfredo Maria Adriano d'Escragnolle Taunay, mais conhecido como Visconde de Taunay(1843-1899) foi um escritor, político e militar brasileiro. Sua obra marca a transição do romantismo para o realismo, sendo um dos maiores nomes do pré-realismo no Brasil. Seus livros tem um caráter nacionalista, comum em obras românticas, e uma descrição detalhada da natureza e das situações, uma das bases do realismo.

PagoRockFunkJazz

O  Andarilho.NET  fechou seu círculo de colaboradores com a adição de Filipe Coelho, que escreverá sobre musica, músicos, instrumentos e assuntos relacionados. PagoRockFunkJazz A música hoje não é nada parecida com a que nossos pais e avós ouviram, a mudança é a regra para a maior parte do publico ouvinte, a velha visão de música dividida em ramos: Clássica, Erudita, Rock... Senão está mora, está agonizando. Para maior parte dos músicos é inviável seguir esse rumo, a música tem uma "Base" que vem de um ou mais ramos que influenciaram o músico no aprendizado de seu instrumento, mas para alcançar sonoridades diferentes ele apresenta em uma musica “itens, sonoridades” de outro estilo, como vemos em musicas de Rock, solos feitos com base em escalas utilizadas de Blues e J...

The Constant Gardener

          The Constant Gardener, O Jardineiro Fiel em português, é um drama dirigido por Fernando Meirelles(Cidade de Deus).Quando sua mulher, Tessa(Rachel Weisz), é assassinada seu marido, o diplomata Justin(Ralph Fiennes), começa a investigar o crime, mas acaba descobrindo uma grande intriga.

Marley & Eu de John Grogan

A literatura atual assumiu características quase “didáticas”. As pessoas lêem os livros apenas para aprender sobre culturas ou situações diferentes ou aprimorar a si mesmo. Como ver isso? Livros de auto-ajuda são uma mina de ouro para escritores e um dos mais vendidos escritores atuais, Dan Brown, ficou conhecido não pela história primorosa ou por uma questão técnica, mas por colocar informações polêmicas em seu livro. Cada vez mais a literatura como arte parece despropositada, algo relevado apenas a uma elite intelectual. Mas esse cenário também nos revela surpresas agradáveis. Justamente por achar que os clássicos são cada vez mais destinado a cultura erudita e que a maior parte das minha resenhas  sejam sobre livros um pouco pesados ou mesmos estranhos a maioria das pessoas, vim escrever sobre um de que gostei bastante.

"Amor sem controle"

Eu tinha o controle sobre ela. Ela fazia tudo que eu queria, sem reclamar e por isso eu a adorava. Ficava horas e horas olhando-a, muitas vezes sem piscar, só pra poder ficar perto dela. Ela então começa a falar, e como falava demais, eu não tinha tempo nem para debater ou conversar, só ouvir. O bom era que eu podia dormir e deixá-la "tagarelar" que ela nem se importava. Ela era demais e eu pensava com os meus botões - O que será que ela pensa com os botões dela? - Nosso amor era recíproco e por mais que os meus parentes e amigos a chamassem de quadrada e velha, eu não me "ligava" nisso. Eu ligava ela. Tudo estava perfeito quando, numa tempestade, ela começou a ficar estranha. Não conseguiria se expressar e ficava chuviscando. Eu, com minha esperança verde, a levei ao "médico" e este me disse - Está velha! Compre outra! - Foi duro pra mim perder a minha televisão.