Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de janeiro, 2010

O Jogador de Fiódor Dostoiévski

Fiódor Mikhailovich Dostoiévski(1821-1881) foi um escritor russo. Um dos maiores expoentes da literatura ocidental, foi aclamado pela crítica da sua época. Sua vida pessoal repleta de tragédias, como a culpa que sempre carregou pela morte de seu pai, crises de epilepsia, exílio na Sibéria e vício pelo jogo, fez com que sua obra focasse muito na miséria humana e em doenças morais, físicas e psicológicas abundantes em todos seus personagens. Tratar de maneira tão extensiva da miséria humana e das tentativas de evita-las fez com que ao lado de Kierkegaard , Schopenhauer  e  Nietzsche   seja considerado um dos inspiradores do existencialismo.

Lost in Translation

Lost in Translation,Encontros e Desencontros em português, é uma comédia romântica dirigida por Sofia Coppola(Maria Antonieta).Bob Harris(Bill Murray), um ator de meia idade que já não tem o sucesso que tinha outrora, viaja para o Japão para fazer um trabalho publicitário, lá ele encontra Charlotte(Scarlett Johansson),mulher de um fotógrafo que assim como Bob esta a trabalho.Os dois juntos então resolvem conhecer melhor aquele ambiente se aventurando pela cidade de Tóquio.

Crítica da peça "Dois perdidos numa noite suja"

Escrita em 1966 por Plínio Marcos “Dois perdidos numa noite suja” é uma das obras mais montadas do dramaturgo, tendo inclusive duas adaptações cinematográficas (uma dirigida por Braz Chediak em 1970 e outra de 2002, dirigida por José Joffily). Encenado em vários países, o texto é indiscutivelmente um dos clássicos do teatro brasileiro.  Em cartaz no teatro Vanucci (Shopping da Gávea) desde o dia 17 de janeiro de 2010, a atual montagem estreou em abril de 2008 em Lisboa e já passou por 50 cidades brasileiras.  Com direção de Silvio Guindane, o elenco é composto por André Gonçalves (no papel de Paco) e Freddy Ribeiro (como Tonho).  Passada no quarto de uma hospedaria onde os carregadores Paco e Tonho - marginalizados pela sociedade - discutem suas vidas numa história que nos permite refletir sobre a eterna luta do ser humano para se sobrepor ao outro. O texto expõe as vidas em  estado bruto; sem lapidações, de forma crua.

England 1000 Things You Need to Know por Nicholas Hobbes

Nicholas Hobbes é um escritor inglês. Seus outros livros são Essential Militaria e Stumped!The Sports Fan's Book of Answers.(Essas foram as únicas informações que achei sobre ele, que constam no próprio livro). Pelos títulos, dá pra perceber que a especialidade do autor são as curiosidades(o que explica a pouca projeção do autor e a inexistência de traduções de seus livros).

É para rir ou para chorar?

Cada coisa que acontece aqui, abaixo do Rio Grande, que por pior e mais trágico que possa ser, a primeira reação é rir, vejam isto: O presidente venezuelano, Hugo Chávez, anunciou a nacionalização da rede de hipermercados francesa Almacenes Exito no país. O presidente acusa a rede de ter aumentado os preços, apesar da proibição imposta por ele no início do mês de janeiro.

Ócios da Vilania - Parte III

Olha quem voltou! Eu o Edward! E voltei com tudo. Mas acho que você não vai entender se não ler a parte I e II dessa história, por isso, se você está começando a me conhecer agora volte um pouquinho e leia as outras partes. Ano novo começou estranho. Eu acordei no dia primeiro com aquela sensação de que nada poderia dar errado. Levantei, tomei café e fui para o computador pra fazer um currículo. Fui num site desses qualquer da internet em que você se inscreve e eles te acham um emprego maneiro (acho que hoje em dia ninguém mais compra jornal pra ficar procurando emprego, né). A primeira parte foi fácil:

Auto retrato do escritor enquanto corredor de fundo por Haruki Murakami

Haruki Murakami(1949-) é um escritor e tradutor japonês. Alcançou reconhecimento no Japão e no mundo com o romance Norwegian Wood .Este e Dance, Dance, Dance já tiveram suas resenhas postadas no Andarilho. Entusiasta de autores como F. Scott Fitzgerald , Franz Kafka e Truman Capote, seus livros se destacam pelas situações mirabolantes, onde ele consegue, pelo enfoque dado a narração e pelo uso dessas situações tecer uma crítica ou uma reflexão muito diferente da sociedade moderna e das pessoas. Então, já era algo esperado que se o autor fosse fazer uma auto-biografia, seria algo igualmente incomum.

Voltando ao passado

O teatro sempre esteve presente na vida dos cidadãos, independente de ter um lugar específico e exclusivo para que suas atividades fossem realizadas.  Entre o fim da Idade Média e o início da Renascença ele constitui-se como uma importante parte da vida urbana. Nesse período, as representações dramáticas eram feitas em locais de extrema relevância. Essa relevância se dava principalmente por causa da  “atmosfera” desses lugares: Eram ambientes repletos de símbolos e significados, que eram utilizados como elementos das apresentações. Quanto mais cheio deles estivesse o lugar, melhor. Assim as representações se integravam ao ambiente, que mais do que abrigá-las, tinha a função de complementá-las.    

O Livro das Religiões de Gaarder, Hellern e Notaker

Jostein Gaarder(1952-) é um escritor, professor e filosófo norueguês. Alcançou renome mundial com O Mundo de Sofia, seu livro mais famoso. Victor Hellern é um professor e teologo norueguês, já escreveu vários livros sobre religião. Henry Notaker é um jornalista norueguês, especializado em cultura e política exterior.(Peço desculpas pela falta de informação, principalmente foto, de Notaker e Hellern, mas o material sobre eles é muito excasso, inclusive no próprio livro). Esses autores se reuniram com uma proposta, analisar os diversos tipos de crença no mundo, analisando sua evolução histórica, seus preceitos e sua difusão para conseguir criar um “guia das religiões” que fugisse do mecanicismo que eles mesmo ressaltam existir no estudo teológico.

Avatar

                       Avatar é um filme de ficção científica dirigido por James Cameron(Titanic).Ex-fuzileiro paraplégico é chamado para fazer parte do projeto avatar,então ele começa a conhecer a cultura do povo Na'vi, criando um forte laço com esse eles.

Responda quem puder

Imagine a seguinte situação: Você foi jogado a milhões de anos no futuro, nesse intervalo a  Terra  já passou por uma destruição quase total, apesar de a natureza ter se recuperado, nada das antigas sociedades humanas restou, os humanos que sobraram estão divididos em dois grupos, um imenso contigente de caçadores-coletores, e um pequeno grupo de bizarras criaturas canibalescas. Os primeiros são os alimentos dos segundos, e isso se dá de forma ritual, num processo que parece inalterado por dezenas de milhares de anos.

Uma Breve História do Século XX de Geoffrey Blainey

Geoffrey Norman Blainey AC(1930-) é um escritor, professor e historiador australiano e leciona nas universidades de Harvard e Melbourne. Já foi agraciado com a Companhia da Ordem da Austrália(por isso o AC do lado do seu nome) e com o International Britannica Award por seu trabalho na divulgação do conhecimento histórico. Seu livros mais famosos, são Uma Breve História do Mundo e Uma Breve História do Século XX, tratado aqui. Pode estranhar a primeira vista a separação entre história mundial e a história do século XX, mas esse foi o século, de longe, com maior material humano e que exerce maior influência direta na vida cotidiana, até porque ele acabou há apenas 9 anos. E nele ocorreram duas guerras mundiais, a ascensão e queda dos países comunistas, a maior crise econômica mundial, o ressurgimento do fundamentalismo islâmico, a bipolarização do mundo, a luta pelos direitos femininos, o uso do petróleo como matriz energética predominante no mundo, além da popularização do cinema, da ...